É composto por uma única sessão que dura em média 2 horas, pois faço a constelação mas também te ajudo a entender um pouco das dinâmicas que foram apresentadas para que você saiba o que cabe a você fazer, pensar e sentir de diferente a partir daquele momento para que a situação seja resolvida. Lembre-se que cada um faz a sua parte. A ferramenta faz a parte dela principalmente te mostrando o que cabe a você ressignificar a partir daquele momento através de novas atitudes, de uma nova forma de pensar e sentir sobre si mesmo e sobre a vida.
O atendimento é individual e Online (vídeo chamada). Isso quer dizer que você pode fazer de qualquer lugar do mundo através de um celular ou computador!
Não existe diferença do atendimento presencial para o online. Os resultados são os mesmos, inclusive as sensações, percepções, emoções que talvez você já tenha presenciado ou sentido presencialmente também acontecem durante a constelação online.
O atendimento individual pode ser realizado por qualquer pessoa, e é ideal para aquelas que não se sentem a vontade para expor o seu problema na frente de outras pessoas, como por exemplo ocorre em atendimentos em grupo. A principal diferença é que na constelação em grupo você escolhe outras pessoas para representar a questão que será constelada e na constelação individual escolherá representantes não humanos (como bonecos, figuras, âncoras) e posicioná-los no Campo conforme sente que é apropriado. Feito isso, o restante do processo segue o mesmo.
Após a sessão, você receberá indicações de leituras, de vídeos e de materiais complementares principalmente de temas relacionados ao que foi trabalhado na sua sessão para continuar estudando e aprendendo.
O atendimento ocorre de forma bem natural e de forma muito respeitosa "ao campo", à aquilo que está se mostrando. Apesar do cliente não perceber, pois é tudo muito natural, a constelação ocorre em 4 fases/etapas, que são:
01 - Investigação Diagnóstica
Nesta fase, solicito informações (não histórias) sobre fatos importantes que estão acontecendo ou que aconteceram na vida do cliente. Exemplos: O que está acontecendo? Qual é o tema que gostaria de constelar? É casado(a)? Tem filhos? Já perdeu algum filho alguma vez? Tem algum acontecimento marcante ou trágico na história da sua família? Seus pais perderam algum filho? e etc.
Feito isso, explico como iremos realizar a constelação utilizando o Campo e os Bonecos e faço uma breve meditação e respiração, um centramento para iniciarmos a montagem da constelação.
02 - Pesquisa da Dinâmica Sistêmica
Nesta etapa, escolho os elementos e solicito que o cliente os posicione no Campo, ou seja, iremos montar a constelação familiar para identificarmos o que está acontecendo sistemicamente com ele ou com os sistemas ou subsistemas que pertence.
Nesta fase, é muito comum o cliente ser estimulado através de perguntas para expor o que vê, pensa, sente e o que tem vontade fazer quando olha para o que está sendo apresentando a sua frente. Exemplos:
O que você vê?
Resposta: Vejo que ao invés de olhar para a minha filha de 2 anos eu fico olhando e cuidando da minha mãe.
O que você sente quando olha para o seu esposo?
Resposta: Sinto um vazio e uma tristeza quando o bonequinho que representa meu esposo fica de frente com o bonequinho que me representa, mas sinto alívio quando ele está olhando em outra direção que não seja para mim.
O que pensa quando olha para o seu pai?
Quando vejo meu pai longe de mim eu penso que ninguém gosta de mim e que nunca fui amada.
Outros exemplos de perguntas: O que te incomoda? você tem vontade de trocar algum elemento de lugar? Sente necessidade de incluir mais alguém? e etc.
A intenção é ajudar o cliente a sair dos seus sofrimentos e queixas (que não são o real problema e sim sintomas) e se conectar com a sua verdadeira dor. É a possibilidade de olhar para a realidade, para a dor real e solucioná-la, pois, é ela que iremos identificar na próxima etapa.
OBS: Esses foram apenas exemplos de perguntas. Não existe uma constelação igual a outra e cada caso é um caso.
03 - Identificação da real causa/origem do problema
Durante a investigação diagnóstica já foi possível fazer uma série de conexões existentes entre as queixas apresentadas pelo cliente, mas agora iremos identificar qual é o verdadeiro problema, a verdadeira causa e origem do que está acontecendo, e isso acontece a partir do que é apresentado na Constelação Familiar montada pelo próprio cliente.
04 - Soluções Sistêmicas
Nesse momento, ajudo o cliente a entender - a partir do que foi apresentado em sua constelação e embasado nas leis sistêmicas, qual é a solução, quais são os caminhos saudáveis a serem percorridos (sentir, pensar e agir) a partir daquele momento para que de fato o problema seja resolvido e ele consiga sair dessas dificuldades e problemas profissionais, financeiros, doenças, conflitos emocionais, relacionamentos conflituosos e muito mais.
O próprio exercício da constelação já altera o campo familiar em busca de um equilíbrio mais leve e produtivo entre aqueles que pertencem ao sistema, mas ela não faz milagre. Ela faz a parte dela, mas é necessário que você faça a sua parte a partir do momento que entende o que precisa mudar, pois, os "caminhos saudáveis" são justamente o seguimento das leis sistêmicas de forma saudável.
A Constelação Familiar precisa "tocar", chegar até a "alma", até o mais profundo do ser, até o nosso Eu verdadeiro. Assim, a transformação acontece de dentro pra fora não ficando só no mental, ela acontece de forma verdadeira. Esse é o primeiro passo.
O segundo passo, na minha opinião, é justamente esse entendimento do que as leis sistêmicas ensinam sobre o que é o saudável. Esse conhecimento é um facilitador que ajuda e muito a pessoa a sair das dinâmicas doentias e problemáticas que se encontra, porque é graças a ele que sabemos o que precisa ser feito de diferente e o que precisamos transformar/mudar dentro de nós.
Desta forma, fica bem mais fácil e claro para o cliente o quanto ele precisa fazer a sua parte, que não adianta só buscar ferramentas terapêuticas ou terapias se de fato não está disponível a começar a fazer diferente.
A solução é trazer a pessoa de volta para o mundo saudável e isso acontece quando as leis do sistema são colocadas em prática.
Atenção: quando o problema envolve crianças, quem faz esse movimento em direção ao saudável são os pais ou quem exerce a função paterna e a função materna.
Agendar sessão
Leidiane Mellf
@leidianemellf (48) 998090732
Comments